Da janela do meu escritório vejo um lago. É bonito de se ver, me transmite calma. Próximo tem um porto, e por isso, diversos navios fazem o retorno bem na minha janela. Grandes e pequenas embarcações andam suavemente nas águas tranquilas do lago. Algumas delas nunca vão sair dali. São pequenas, seus motores e seu casco não teriam força para invadir o rio e entrar no mar gelado e tempestuoso do sul do hemisfério sul. Já os navios pesados que para manobrar em águas calmas por vezes precisam até de ajuda, vão sair daqui, da frente da minha casa, e ganhar o mundo. Vão passar brincando pelas ondas fortes do mar, os ventos e as tempestades, porque eles não foram feitos para ficar aqui na minha janela.

Empresas são assim. Precisam ficar em um estaleiro seguro até se adaptar. Mas se elas são feitas para enfrentar o mercado, se elas são construídas com força e com vontade, elas são capazes de enfrentar qualquer crise, qualquer tempestade como se fosse uma marolinha.

Não fique chorando com as dificuldades do seu mercado. Prepare sua empresa para todas as dificuldades. Quem vive em lago, nunca será navio.

Acredito que se preparar para DAR CERTO significa focar suas energias em três temas:
• Marketing
• Gestão
• Inovação

Acredita! Vai dar Certo!