Ter um comercial que realmente auxilie no crescimento de sua empresa não é uma tarefa fácil. Definir, treinar, contratar uma equipe comercial e vendedores, não é para qualquer um. Em muitos e muitos casos, é o departamento comercial o responsável pelo sucesso ou insucesso da empresa. Por isso estou escrevendo este post pensando exatamente em como te ajudar a contratar melhor sua equipe de vendas.

Primeiro, é preciso entender que contratar uma equipe sempre deve ser uma tarefa feita com cautela. Não apenas a comercial, uma equipe é o que faz uma empresa de sucesso. Posso garantir que uma equipe de excelência gera bons resultados, mesmo que você não tenha um produto. Por isso, antes de contratar, pense bem. Tenho um amigo que diz que se a pessoa não for boa o suficiente para ficar sentado com você em uma mesa de bar, não será boa o suficiente para trabalhar.

Mas voltando aos vendedores. Como saber se eles são realmente as pessoas certas para fazer você dar certo?

O principal fator em jogo é entender se eles são pessoas que correm atrás. Pode ser até que seja legal inventar palavras, como proativos, incomodados ou que buscam crescimento. Mas de verdade, vendedor precisa correr atrás. Na hora de escolher alguém, o currículo não conta muito, a atitude é o mais importante. Um vendedor que é motivado por metas, por resultados, é alguém que vai gerar os primeiros resultados sozinho. Claro que isso não se sustenta para sempre, mas é como um alerta, dizendo ao empresário “olha, está acontecendo coisas aqui, preciso de você”. Então caberá a você fazer a roda girar.

Vendedor bom não espera o departamento de marketing entregar leads e potenciais clientes, ele corre atrás.

Vendedor bom não espera o cliente entrar na loja, ele corre atrás.

Vendedor bom não fica criticando seu Instagram ou suas redes sociais, ele corre atrás.

Vendedor bom não fica esperando você tomar uma atitude, ele corre atrás.

O único problema é que se seu vendedor for bom e você não fizer nada para ajudar ele, ele irá correr atrás de outra empresa.