Vem ano, vai ano, e sempre a mesma coisa. Grande liquidação do varejo em fevereiro, troca de estação em loja de roupa é promoção, preço baixo, líquida, black friday, descontão e por aí vai. Não importa o nome que você der, quando bate o desespero no empresário, a primeira coisa que ele faz é baixar o preço.

E quanto a isso eu posso afirmar: BAIXAR O PREÇO É A PIOR COISA QUE VOCÊ PODE FAZER.

Poderia me prolongar profundamente nisso, mas resolvi escrever apenas 10 tópicos do porque dar desconto pode acabar com sua empresa mais rápido do que o Bolt faz 100 metros:

  1. Quando você dá desconto, está perdendo dinheiro. Simples assim, vender por um preço menor do que previa é assumir que quer ganhar menos.
  2. O consumidor se acostuma. Se você é daquele tipo que faz promoção sempre no mesmo dia da semana, no mesmo mês ou final de semana. O cliente já sabe que vai ter preço baixo e espera a próxima oportunidade de “baixar o estoque”
  3. Fator surpresa indo por água abaixo. Em mercados que a promoção costuma ser diferencial, o produto acaba perdendo valor. O Kotler cita no livro dele, e do Keller, o mercado de jaquetas de couro nos Estados Unidos. Aqui no Brasil vivenciei isso no mercado de veículos. Fazem tanto desconto e promoção, que todo mundo já sabe que a compra é negociada. Com isso existem dezenas de concessionárias de veículos fechando as portas todos os anos.
  4. O cliente que compra pelo preço baixo, não fideliza com a sua empresa. Ele não compra seu produto ou serviço, ele compra o desconto.
  5. Quando você parar de dar desconto, ele irá comprar de outro.
  6. Quando você faz propaganda de preço baixo, ou anunciando na internet, ou no Facebook, você na verdade está divulgando toda empresa que faz preço baixo. Oferta não é diferencial de nenhuma empresa.
  7. Em todas as pesquisas de consumo, quando questionados sobre o fator de decisão da compra, os clientes em média dizem que os principais fatores de decisão são atendimento, qualidade do produto e prazo de entrega. O fator preço tende à aparecer em décimo.
  8. Quando você vende por um preço menor que o seu concorrente, é como se ganhasse uma carta branca para vender um produto inferior.
  9. Quem vende barato não precisa atender bem para vender. E só pelo fato de cogitar isso, você já deve tirar essa ideia da cabeça.
  10. Quem compra por preço, promoção ou desconto, jamais vai respeitar o seu trabalho.

Senhor, sei que é difícil não cair em tentação. Sei que é difícil manter o preço normal quando estamos necessitados de resultado. Perdoa o desconto nosso de cada dia. Livrai-nos deste mal. Amém!