Quando falamos sobre empreendedorismo, falamos sobre muitos assuntos ao mesmo tempo. Por se tratar de um estilo de vida, ser empreendedor é seguir um mindset formado por diversas influências. Afinal, é somente com uma variedade de ferramentas que se constroem alternativas diferentes, aquelas que você busca para o seu negócio sair do lugar comum e adquirir um diferencial próprio.

Um das principais fontes de ferramentas para todo gestor é a utilização da persona. Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo utilizado em alguma estratégia. É sobre ela que quero tratar hoje, como uma tática para o marketing on-life ser ainda mais eficaz.

Em uma sala escura, cinco gerentes sentam diante de uma dúzia de manequins. São as peças de uma nova coleção para a campanha de outono-inverno. Eles já discutiram preços, já discutiram distribuição, já discutiram quase tudo. Mas, agora, se perguntam sobre o que Ela vai achar quando encontrar as peças no ponto de venda ou no e-commerce. Ela vai gostar?

Quem é Ela, você deve estar se perguntando. Bem, ela é a representação mais fiel possível de quem os cinco gerentes acreditam ser a cliente. Não é alguém real da porta pra fora, mas ali, entre os manequins e os gerentes, ela é a maior certeza da sala.

Agora, como esse tipo de ferramenta pode entrar na sua estratégia de marketing on-life?

Faça uma rápida pesquisa, e encontre uma série de modelos prontos para você fabricar a sua persona. É como preencher um formulário, e em poucos minutos lá está ela. Funciona? Funciona, mas pode sair ainda melhor.

O marketing on-life exige uma imersão sincera na vida real. E isso não se restringe apenas ao seu resultado, mas também no seu processo. Ou seja, antes mesmo de lançar o produto ou serviço de forma on-life, é preciso planejar on-life.

Nesses parâmetros, o que era um rápido formulário se torna uma delicada investigação sobre o comportamento humano que rodeia você e sua empresa.

É hora de você marcar cafés com amigos, puxar assunto em corredores de supermercado, ser voyeur em meio à multidão da cidade e estar sempre pronto para escutar.

Seria mais fácil apenas baixar e preencher um modelo pronto? Seria.
Mas você quer o caminho mais fácil ou o caminho mais certeiro?

Até a próxima.
Espero que você e sua persona se dêem muito bem!