2018 foi diferente. Tão diferente que me sinto obrigado a compartilhar com vocês minha retrospectiva de início de férias. 2018 foi um ano de pivotar meus negócios, onde coloquei em prática muitas teorias de inovação que venho estudando.
Foi para focar no relacionamento, e literalmente derrubar as paredes das minhas empresas através da mudança de processos. Hoje, a Niah, minha agência de comunicação, atende melhor e gera resultados maiores do que em 2017, quando ocupávamos um andar inteiro de prédio e tínhamos contratos fixos com clientes e funcionários. Hoje, somos mais flexíveis e abertos à transformação, adquirindo diferentes formas conforme cada projeto, expandindo equipes e ocupando espaços físicos quando necessário.
O resultado disso é todo mundo mais feliz. Tanto a Niah quanto a plataforma de conteúdo multimeios @cabecadecoringa e os atendimentos da Morada do Ganso foram reformulados e, agora, posso garantir que estão gerando resultado financeiro e de experiência do cliente muito melhores.
E está aí a minha maior descoberta em 2018: dividir minhas experiências e conhecimentos adquiridos na última década com as pessoas.
Depois de ser convidado muitas vezes para compartilhar minha história em congressos e faculdades, assumi de verdade a carreira de palestrante, levando assuntos como Atendimento, Jeito Disney de Encantar, Gestão, Empreendedorismo e Inovação para diversas mentes empreendedoras. Tudo isso só foi possível graças à formação que adquiri na Singularity – escola do Google com a Nasa -, Disney Institute, Université de Poitiers e diversos outros cursos onde vivenciei e aprendi diversas ferramentas.
Fato é que tudo isso foi um turbilhão de acontecimentos em 2018 e eu só tenho a agradecer a todos que estiveram comigo nessa empreitada. Gratidão às 9 cidades que me receberam para lançar o livro 10 PASSOS MÁGICOS PARA O SUCESSO, gratidão aos 7 estados onde estive com minhas palestras, às mais de 8 mil pessoas que assistiram à quase 60 palestras realizadas, aos participantes do Workshow que tiveram dias de aprendizagem e envolvimento experiencial único. Gratidão também ao Google i/o, TecnoPUC Experience, Bienal do Livro de SP, Banco do Brasil Estilo, CDL’s e outras grandes empresas e instituições que confiaram a mim para motivar, informar e educar pessoas para um melhor atendimento, vendas e experiência de consumo de seus clientes. Gratidão às principais emissoras de rádio, TV e também aos jornais e revistas que contaram com minhas ideias e opiniões. Entre eles o grupo Record, Exame, Infomoney, Terra, Zero Hora, Jornal do Comércio, Correio do Povo e muitos outros. Nem nos meus melhores cenários eu imaginava alcançar tanto em tão pouco tempo de carreira profissional e, confesso: eu estou apenas no começo.
Em 2019, pretendo ter mais tempo entre uma palestra e outra e me dedicar à fazer poucas reuniões de consultoria e mentoria. Sim, quero assumir poucos projetos para focar e gerar um impacto realmente grande em cada um. Em princípio, irei aceitar apenas 6 empresas no ciclo de mentoria para atendimento e inovação, pretendo reduzir para 4 palestras por mês e 5 workshop no ano. É uma redução drástica, mas tenho certeza que valerá cada sacrifício para quem participar. Em 2019, se você quiser que eu participe de algum projeto seu, fale com cleisi@niah.com.br ou me chama em algum direct. Entre tantas promessas, em 2019 eu prometo continuar respeitando a minha dádiva e trabalhar para fazer os empreendedores mais realizados, as equipes mais motivadas e, principalmente, as pessoas mais felizes.
Para todos que, assim como eu, nunca deixam de acreditar,
um Feliz 2019.